Nas duas faces de Eva, a bela e a fera
Um certo sorriso de quem nada quer...
Sexo frágil não foge à luta
E nem só de cama vive a mulher...
Por isso não provoque é cor de rosa choque
Mulher é bicho esquisito todo o mês sangra
Um sexto sentido maior que a razão
Gata borralheira você é princesa
Dondoca é uma espécie em extinção...
--
Aí no Brasil, muitas das pessoas que eu conheço acham que o Dia da Mulher já não vale de nada, que é uma data desnecessária, que as mulheres já conquistaram muito.
Algumas das minhas amigas (e às vezes até eu) reclamam de algumas das conquistas do feminismo, principalmente no que tange ao feminismo aplicados nos relacionamentos (sim, homens, nós ainda gostamos de ser galanteadas à moda antiga! Ainda gostamos que abram a porta do carro, e amamos ganhar flores).
Mas aí eu venho para cá, onde rola o maior fuzuê político de verdade pelo Dia da Mulher, e percebo quão importante ele se faz. Ele não é, ainda, uma data obsoleta - antes fosse.
O número de violência doméstica mundo afora é gigantesco - e isso não é nenhum privilégio de países extremamente pobres, não. A Anistia Internacional estima que um terço das mulheres de todo o mundo já sofreu algum tipo de violência doméstica. UM TERÇO. É uma porcentagem gigantesca, enorme mesmo.
E no mercado de trabalho, então? A diferença de salários, a predileção por homens para cargos altos... E na política? Angela Merkel e Michelle Bachelet são heroínas por terem chegado onde estão.
Esse post não é um post teórico sobre questões de gênero e ele tem, assim, esse ar de conversa de buteco porque foi ontem em uma conversa polêmica no trem (quando um amigo disse que "Dia da mulher é faz de conta porque todo dia é dia da mulher") que surgiu a idéia de escrever aqui.
Eu não quero nem pretendo apresentar dados e mais dados (isso tudo está no Google, a um click de vocês) sobre a questão da mulher, mas o que eu quero é lembrá-los da relevância dessa data. E que ela precisa, sim, continuar existindo. E que o feminismo contemporâneo ainda é, sim, necessário. Porque o que se vê por aí não é nada fácil.
Então desejo a todos um dia "Cor de Rosa Choque" para todos os leitores desse blog, homens e mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário